Pages

terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é um Wiki?

Wiki ou Wikiwiki são termos utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.



Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.






Wikis na Educação:






O primeiro e mais famoso dos Wikis é a Wikipédia que começou a ser escrita em 2001. A Wikipédia "é uma enciclopédia multilíngue online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias".


Os Wikis podem seu usados para a criação coletiva de documentos de forma extremamente fácil e incentivando a colaboração e cooperação entre os alunos. Com eles você poderá propor atividades colaborativas como:
- Escrever manuais,
- Escrever histórias e livros,
- Desenvolver sites,
- Registrar e divulgar atividades, reflexões e opiniões,
- Publicar trabalhos de alunos,
- Publicar notícias e anúncios para a comunidade escolar,
- Divulgar apresentações de slides, vídeos, música e animações,
- Acessar podcasts,
- Ensinar sobre a utilização de wikis, a publicação na web, netiqueta e web design,
- Divulgar eventos.

Serviços Recomendados:
* Wikispaces (http://www.wikispaces.com/)
* Wetpaint (http://www.wetpaint.com/)
* Wikidot (http://www.wikidot.com/)
* ZohoWiki (http://www.wiki.zoho.com/)




(FONTE: http://edu20.wikidot.com/wiki)


Histórias em Quadrinhos na Educação.

Os sites que disponibilizam as ferramentas de criação e edição de histórias em quadrinhos geralmente oferecem os códigos para que esses trabalhos sejam inseridos em sites, blogs e sites.



* Criar histórias em quadrinhos sobre qualquer temática, de forma colaborativa ou não.



* Criar histórias em quadrinhos em atividades que envolvam Português e outras disciplinas usando a informática como recurso, de forma colaborativa ou não.






Serviços recomendados:






* Máquina de Quadrinhos: um editor online de histórias em quadrinhos que usa personagens, cenários, objetos e balões das histórias da Turma da Mônica.









* GoAnimate: para criar histórias em quadrinhos animadas. Site em inglês.









* Zimmer Twins: Make a Movie: para criar desenhos animados tendo como abse algumas cenas e clipes pré-definidos. Site em inglês.









*Pixton: ótima maneira para criar e compartilhar quadrinhos.









* Toondoo: O Toondoo é um site onde você pode criar sua própria tirinha, com uma razoável quantidade de personagens, objetos e cenários. Todo em Flash, é na base do arrastar e soltar, com comandos intuitivos e inteligentes. Site em inglês.









* Hagáquê: O Hagáquê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.












Tutorial Movie Maker.

Apresentação de Slides.

O Powerpoint é um dos softwares mais conhecidos para a elaboração de apresentações de slides. Os arquivos de Powerpoint podem ser salvos como um documento da web e partilhados em qualquer página web.



Mas novas ferramentas, gratuitas e baseadas na web, oferecem a oportunidade de produzir, compartilhar e publicar essas apresentações em blogs, sites e wikis.






Apresentações de Slides na Educação






* criar apresentações multimídia sobre qualquer tema,



* criar histórias digitais,



* criar tutoriais sobre qualquer assunto com fotos, ilustrações, narração de áudio,



* aprender a criar apresentações eficientes.






Serviços Recomendados:






* Prezi: há uma tela em branco e você vai adicionando livremente os quadros com texto, imagem, vídeo ou arquivos (do excel, pdf e flash) e depois, com o recurso path, monta a sequência da apresentação. Também são interessantes os efeitos de zoom e anomação. Site em inglês.






* Showbeyond: para criar e compartilhar apresentações de slides com imagens. O interessante é que você pode inserir e, além de texto, arquivos de áudio para cada slide, o que torna o recurso interessante para a elaboração de narrativas digitais e tutoriais. Site em inglês.






* PhotoSnack: para a elaboração de slideshows. Basta fazer o upload das fotos, escolher um dos seis modelos, as dimensões do slideshow e determinar a duração de cada slide. Site em inglês.






* MagToo: para criar e compartilhar Slides e Panoramas Shows. Site em inglês.






* GoogleDocs: para criar, compartilhar e publicar apresentações de slides. (no mesmo site do Google)


http://www.google.com.br/


* Zoho Shows: para criar, compartilhar e publicar apresentações de slides. Site em português.






* Slideshare: para compartilhar e publicar apresentações feitas no power Point e OpenOffice. Site em inglês.






* Slideroll: para criar, compartilhar e publicar apresentações. Site em inglês.






* Slideboom: transforma apresentações de PowerPoint em um arquivo flash mantendo os efeitos de transição e animação colocados nos slides. As apresentações podem ser compartilhadas e publicadas. Site em inglês.






* Empressr: permite incorporar características multimídia como vídeos streaming e animações. Site em inglês.






* Slidestory: para compartilhar imagens com narração. Para cada imagem inserida é possível incorporar um arquivo mp3 com a narração. Site em inglês.